quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Espaço Ecológico

Espaço Ecológico


          Entre as diferentes atividades lúdico - pedagógicas presentes no CEMEI, podemos destacar o espaço ecológico (viveiro e horta), que trata-se de diversas com-petências desenvolvidas pelas crianças de todas as turmas dessa Instituição.











Espaço Ecológico

Espaço Ecológico Viveiro e Horta


          Um ambiente privilegiado com uma área organizada para a exploração e a experiência construtiva, às atividades de movimento e de descoberta, de troca e de comunicação. 




          É uma atmosfera que favorece a autonomia e a livre-escolha, sob o olhar atento dos adultos, que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento e com suas características próprias.











          Colheita feita, as crianças entregam na cantina para serem preparadas e saboreadas por todos.






Luciane Rosa de Oliveira Dias
         

O Que Dizem as Paredes do CEMEI Vereador Daniel Borges?

O Que Dizem as Paredes do
CEMEI Vereador Daniel Borges?

NOSSAS CRIANÇAS ANDAM FAZENDO ARTE POR AQUI...


OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELAS CRIANÇAS FICAM EXPOSTOS DURANTE A SEMANA.




A TROCA DAS ATIVIDADES É FEITA SEMANALMENTE PARA EVITAR A POLUIÇÃO VISUAL...




...AFINAL, SÃO 10 TURMAS NESTE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.









Espaço Ecológico

Espaço Ecológico Viveiro e Horta





OBJETIVOS:

·        Conhecer o ambiente onde se produz alguns alimentos;
·        Propiciar o contato com a terra;
·        Promover a integração da criança com o meio ambiente;
·        Conhecer alguns tipos de alimentos;
·        Estabelecer o valor da água para os seres vivos;
·        Desenvolver a coordenação motora;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Reconhecer a relação entre o cuidado com seu corpo e a alimentação;
·        Adquirir hábitos e noções que permitem manter uma boa saúde;
·        Aprender a consumir diversos tipos de alimentos;
·        Entender a diferença entre alimentos naturais e industrializados;
·        Cantar músicas relacionadas com alimentação;
·        Comprovar a importância da terra e das plantas;
·        Despertar responsabilidade pela natureza;
·        Contar e ler histórias sobre preservação e meio ambiente.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Manusear a terra com pazinhas, afofando a terra, observando sua textura, cor, umidade;
·        Cuidar dos canteiros, arrancando matinhos;
·        Acompanhar o plantio de sementes;
·        Cercar os canteiros com garrafas;
·        Acompanhar o desenvolvimento de algum alimento (feijão, milho) observando as diferentes fases;
·        Colher alimentos para entregar na cozinha para serem utilizados nas refeições;
·        Confeccionar cartazes com mostras dos alimentos cultivados na horta (reálias);
·        Preparar os canteiros;
·        Preparar sementeiras;
·        Confeccionar vasinhos de garrafas pet para plantar flores;
·        Confeccionar vasinhos de garrafas pet para fazer uma horta suspensa.






















HORTA SUSPENSA




A DIVISÃO DOS CANTEIROS É FEITA COM GARRAFAS PET



          As crianças semeiam, plantam e replantam mudinhas, cuidam das plantas (volvendo a terra, molhando, retirando matinhos...) e dos animais (dando comida, água, carinho...). Assim, entram em contanto direto com a natureza construindo o significado e a vontade de cuidar e preservar a mesma.