quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Espaço Ecológico

Espaço Ecológico


SEMENTE LANÇADA E CUIDADA.

OBSERVE O QUE SE PRODUZIU?!


ISSO MESMO GALERINHA!
AS CRIANÇAS COLHERAM
UMA DELICIOSA COUVE.



A GRANDE NOVIDADE
DO TOMATE EM MINIATURA.
BATIZADO PELAS PROFESSORAS
DE "TOMATE BONSAI".




A GRANDE EXPECTATIVA AGORA,
ESTÁ NO CULTIVO DO JILÓ.


COM O SURGIMENTO DAS FLORES...


A QUEDA DAS MESMAS E O POSSÍVEL
SURGIMENTO DO JILÓ...


AS CRIANÇAS ESTÃO EUFÓRICAS
PARA VEREM O JILÓ SE DESENVOLVENDO.



A HORTA SUSPENSA É OUTRO ATRATIVO
QUE OS PEQUENOS CURTEM BASTANTE.
AQUI TEMOS A EVOLUÇÃO DA SALSINHA:



QUEM ACOMPANHA NOSSO BLOG,
DEVE TER VISTO ESSE PÉ DE GIRASSOL.



VEJA COMO ELE ESTÁ AGORA!




A Matemática na Educação Infantil (5 Anos "F")

A MATEMÁTICA NOS TEMPOS E ESPAÇOS
DA EDUCAÇÃOINFANTIL:
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS.


          Neste texto apresentamos uma abordagem da exploração da Matemática nos diferentes tempos e espaços da educação infantil, com foco na formação dos conceitos lógico-matemáticos. As atividades desenvolvidas fazem parte da prática docente de uma das professoras, com uma turma de educação infantil (5 anos).
          Problematizar a prática faz parte da proposta pedagógica da nossa escola, bem como a relação entre teoria e prática, buscando, através da pesquisa e da formação continuada, repensar o trabalho como docente.
          Neste texto traremos uma reflexão sobre as situações de aprendizagem desenvolvidas durante um dos projetos trabalhados, a exploração de alguns conceitos previstos em lei, as implicações dos diferentes espaços para a significação dos conceitos, bem como o papel do professor durante a realização das atividades.

          Segundo Zabalza (1998 apud BATTINI 1982, p.231) [...] para as crianças pequenas o espaço é aquilo que nós chamamos de espaço equipado, ou seja, espaço com tudo que efetivamente o compõe: móveis, objetos, odores, cores, coisas duras e moles, coisas longas e curtas, coisas frias e coisas quentes.
          Ainda o autor afirma que para criança o espaço é o que ela sente, vê e faz nele, é em cima ou embaixo, lugar de barulho ou silêncio, é grande ou pequeno, onde pode correr ou ficar quieto, colorido ou sem cor. Cabe salientarmos o espaço escolar como lugar de aprendizagem. O espaço reflete a proposta pedagógica da escola, as relações com o mundo, com os colegas e professores.

          A PROFESSORA ALESSANDRA FIDELIS, APÓS A COLHEITA NO ESPAÇO ECOLÓGICO, CONTINUOU SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS NA VARANDA DAS ARTES UTILIZANDO O PRODUTO COLHIDO (TOMATES) PARA CONSTRUIR COM AS MESMAS OS CONCEITOS MATEMÁTICOS:



          SOB O OLHAR ATENTO DE CADA CRIANÇA, A PROFESSORA PARTIA O TOMATE E LEVANTAVA QUESTIONAMENTOS:


          Ao partir o tomate, por exemplo, podem-se explorar os conceitos matemáticos de quantidade, de inteiro e metade, entre outros.




          A criança deve ser capaz não apenas de fazer matemática, mas também de explicar como desenvolveu esse processo e apresentar sua opinião sobre ele, para que o professor perceba as áreas de interesse da criança.



          Esses objetivos, propostos vem apresentar as questões referentes à criança. Mas é preciso não esquecer que o professor tem papel fundamental nessa construção de conceitos.


          Para isso é preciso que o professor sistematize como trabalhar esses conceitos, por meio de planejamentos que vão apresentar as ações que viabilizem também esses conceitos.


          Na primeira vez, em quantas partes se cortou o tomate? E na segunda? Como vocês descobriram isso? E assim por diante.



          Isso não significa solicitar que faça uma contagem mecânica, mas sim criar situações em que a criança busque suas próprias soluções para quantificar.




          Estimular a criança a toda forma de pensar seja talvez o primeiro passo para a busca por uma educação democrática e que traga a ela uma autonomia para suas ações. Autonomia em todos os sentidos, sobretudo em sua forma de pensar e agir.



          Além do papel do professor, enquanto mediador da aprendizagem da criança é preciso pensar também nas atividades que devem ser desenvolvidas como os jogos, brincadeiras, e outras atividades práticas que propiciem esse ensino. Nesse momento, o ponto de partida foi a colheita do tomate.


          Para finalizar, acredita-se que a educação, em geral, e a lógico-matemática, em especial, podem oferecer às crianças instrumentos que potencializem o pensamento e a ação para interpretar e enfrentar, de forma significativa, os problemas da vida, e cabe aos educadores introduzir atividades voltadas para isso, desde a escola infantil.


AO TERMINAR, É HORA DE SABOREAR!!!!

          Quando se reparte, estabelece-se a correspondência biunívoca - um pedaço  e um palitinho para cada colega (poder pegar o seu pedaço), entre outras situações.




Dia do Funcionário Público

Dia do Funcionário Público

28 de outubro

          O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.
         Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.



Desde 1937, comemora-se o dia do servidor público em 28 de outubro.
Os profissionais que, aprovados em um concurso, trabalham prestando
serviços a toda comunidade.

          No governo do presidente Getúlio Vargas foi instituído, por meio da criação do Conselho Federal Serviço Público Civil, em 1937, o dia do funcionário público, que é comemorado em 28 de outubro.


CADA FUNCIONÁRIO RECEBEU UM BONECO PERSONALIZADO DE PRESENTE...





PARA ABRILHANTAR AINDA MAIS O MOMENTO,
UM MURAL LINDO!!!


PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE VAL!
FICOU LINDO!!!


UM MURAL CARTÃO!!



DENTRO DA NOSSA SIMPLICIDADE,
SERVIMOS UM CAFÉ DA MANHÃ
PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO
CEMEI VEREADOR DANIEL BORGES:













         Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
         A data foi escolhida para a comemoração desse profissional, porque as leis que regem os direitos e deverem dos funcionários públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Esses direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil.
         No dia 11 de dezembro de 1990, foi publicado um novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei.
         Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos do governo, que podem ser municipais, estaduais e federais. Para ser um profissional público é preciso ser aprovado em um concurso, que vai garantir estabilidade profissional, já que o servidor público não pode ser dispensado de suas funções. Esses profissionais trabalham para atender a população civil de uma localidade.
         Os
salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.