sábado, 7 de maio de 2011

Trabalho por Espaços na Educação Infantil

Trabalho por Espaços:


JUSTIFICATIVA:

A elaboração de atividades pelas professoras no Estudo Coletivo, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.

Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente deve promover segurança, confiança e provocar as diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalho com as diferentes linguagens, é fundamental que o espaço promova o desenvolvimento e a interação da criança/criança, criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para o crescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, os espaços precisam encontrar-se organização para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejam indissociáveis, completando as ações da família.
Para garantir tudo isto, organização e rotina são necessárias, criando ambientes desafiadores e criativos para as crianças utilizarem com mediação, intervenção e participação do profissional da Educação Infantil. Nesta nova possibilidade de trabalho, percebe-se a necessidade de mudanças de atitude, organização e planejamento por parte dos profissionais da Instituição.



OBJETIVO GERAL:

Criar uma forma diferenciada na organização dos espaços de nossa instituição, levando em consideração as necessidades do desenvolvimento das crianças de dois (2) a cinco (5) anos que atendemos.

ALGUNS DOS AMBIENTES:
01. Roda de conversa – Rodinha;
02. Refeitório;
03. Escovódromo;
04. Banheiro;
05. Chuveiro – banho;
06. Fantasia – Faz de conta;
07. Sala de Jogos e Construção;
08. Estimulação e Movimento;
09. Ateliê;
10. Oficina;
11. Varanda das Artes;
12. Imagens em Movimento;
13. Pátios;
14. Parquinho;
15. Espaço Ecológico – Viveiro e Horta;
16. Repouso;
17. Era Uma Vez...


OBJETIVOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA AMBIENTE

1º — IMAGENS EM MOVIMENTO


 VÍDEO — OBJETIVOS:

·        Estimular a percepção visual e auditiva;
·        Desenvolver a concentração e atenção;
·        Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
·        Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
·        Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
·        Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
·        Emitir e identificar sons.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
·        Assistir a diferentes desenhos animados;
·        Dançar acompanhando o filme;
·        Conversar sobre o filme;
·        Ensinar a organizar o ambiente;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
·        Construir a sequência dos fatos;
·        Enumerar os personagens;
·        Destacar personagem principal;
·        Cantar acompanhando as músicas.


MOVIMENTO — OBJETIVOS:

·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
·        Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
·        Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a 2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
·        Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
·        Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
·        Batata quente;
·        Pare a bola, corrida de sacos;
·        Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
·        Saltar com a bola no joelho;
·        Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
·        Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
·        Músicas com as partes do corpo;
·        Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
·        Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
·        Ginástica historiada;
·        Dar cambalhotas em colchonetes.












2º — TANQUE DE AREIA


OBJETIVOS:

·        Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
·        Conhecer diferentes tipos de solo;
·        Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
·        Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
·        Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
·        Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
·        Fazer castelo de areia molhada;
·        Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
·        Colocar areia num funil, observando sua descida;
·        Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
·        Esconder objetos na areia para procurarem;
·        Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
·        Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenhar na areia.





3º — ATELIÊ

OBJETIVOS:

·        Desenvolver o senso artístico e incentivo;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Desenvolver a imaginação e criatividade;
·        Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
·        Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
·        Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
·        Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
·        Experimentar diferentes texturas;
·        Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
·        Formar conceitos matemáticos;
·        Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
·        Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
·        Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
·        Discriminar, identificar formas e cores.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
·        Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
·        Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
·        Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
·        Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenho livre;
·        Modelagem (massinha ou argila);
·        Dobraduras.










4º — RODA DE CONVERSA / ROTINA


OBJETIVOS:

·        Estimular a expressão oral;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Promover a socialização;
·         Desenvolver a percepção auditiva;
·         Reconhecer seu nome e dos colegas;
·         Estimular a contagem oral – quantos somos;
·         Favorecer a organização temporal – antes, depois – planejamento do dia;
·         Propiciar observação do tempo;
·         Estimular a imaginação e criatividade;
·         Aprimorar sequência lógica de ideias;
·         Trabalhar memória;
·         Avaliar as atividades do dia.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·         Hora da novidade; caixa surpresa;
·         Cantar diferentes músicas;
·             Conversa informal – sobre o final de semana, conhecimentos prévios de cada criança, o dia-a-dia fora da instituição, acontecimentos, notícias;
·         Estabelecer as normas para organização e utilização dos ambientes;
·         Incentivar as crianças em relação às atividades que serão realizadas;
·         Brincadeiras diversas: passar anel, chicotinho queimado, etc;
·         Utilizar fantoches para conversar com as crianças;
·         Contar histórias, com ou sem livros, utilizando figuras, cenas mudas, etc;
·             Apresentar algum material ou brinquedo, para ser explorado e depois orientar sobre seu uso;
·         Conversar sobre alguma data comemorativa (conhecimento social);
·         Explorar o tema do projeto em desenvolvimento.

CADA TURMINHA POSSUI A SUA ROTINA, QUE É CONSTRUÍDA JUNTO COM AS CRIANÇAS E FICA EXPOSTA PELA INSTITUIÇÃO PARA QUE ELAS SAIBAM EM QUAL ESPAÇO IRÃO NAQUELE DIA:





AGUARDEM! POSTAREMOS MAIS ATIVIDADES APLICADAS EM OUTROS ESPAÇOS!


CASO VOCÊ QUEIRA VER A FOTO EM TAMANHO MAIOR, É SÓ CLICAR NELA QUE A MESMA SE ABRE EM OUTRA PÁGINA EM TAMANHO AMPLIADO. DEPOIS É SÓ SALVAR EM SEU PC ONDE QUISER.


Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário