domingo, 9 de outubro de 2011

Trabalho por Espaços

Trabalho por Espaços 
 CEMEI Vereador Daniel Borges II (Vila Isa)

          A elaboração de atividades pelas professoras em Estudos Coletivos, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta de Trabalho por Espaço. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.

TANQUE DE AREIA


OBJETIVOS:

·        Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
·        Conhecer diferentes tipos de solo;
·        Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
·        Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
·        Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
·        Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
·        Fazer castelo de areia molhada;
·        Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
·        Colocar areia num funil, observando sua descida;
·        Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
·        Esconder objetos na areia para procurarem;
·        Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
·        Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenhar na areia.

          NO CEMEI DO VILA ISA NÃO HAVIA ESSE ESPAÇO. AQUI ESTÁ NOSSO "SEVERINO" FÁBIO CONSTRUINDO O MESMO. MÃOS À OBRA FÁBIO? SEM MOLEZA... RÁPIDO, AS CRIANÇAS ESTÃO ESPERANDO... RSRSRSRS





OBJETIVOS:

·        Desenvolver o senso artístico e inventivo;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Desenvolver a imaginação e criatividade;
·        Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
·        Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
·        Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
·        Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
·        Experimentar diferentes texturas;
·        Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
·        Formar conceitos matemáticos;
·        Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
·        Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
·        Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
·        Discriminar, identificar formas e cores.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
·        Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
·        Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
·        Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
·        Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenho livre;
·        Modelagem (massinha ou argila);
·        Dobraduras.





BANHO







REFEITÓRIO


OBJETIVOS:

·         Reconhecer objetos do ambiente, seus nomes, uso e funções;
·         Valorizar o alimento consumido;
·         Favorecer a experimentação de diversos tipos de alimentos (degustação);
·         Oportunizar momentos para desenvolver a autonomia;
·         Identificar alimentos e ingredientes das receitas consumidas;
·         Proporcionar momentos para o desenvolvimento de bons hábitos;
·             Desenvolver a percepção de sabores, como: frutas ácidas, amargas, doces; alimentos salgados, condimentos, etc;
·         Desenvolver a sensibilidade térmica: discernir morno, quente, frio, gelado;
·         Desenvolver a percepção de cheiros, através de odores agradáveis ou não;
·         Desenvolver a organização espacial.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·             Conversar sempre sobre a importância da higiene (lavar as mãos, os alimentos crus.);
·             Cantar para estimular e preparar para o momento da alimentação;
·             Fazer oração de agradecimento antes das refeições para estimular a valorização dos alimentos que recebemos;
·             Proporcionar momentos nos quais as crianças possam nomear os alimentos, descrevendo suas características, bem como conhecer outros que ainda não lhes são familiares;
·             Priorizar um momento após a refeição para observar o local utilizado, fazendo a limpeza necessária e possível;
·             Orientar constantemente as crianças como devem se comportar no refeitório, como utilizar talher, prato, caneca, como mastigar o alimento.



ERA UMA VEZ...


ESCOVÓDROMO


OBJETIVOS:

·             Desenvolver hábitos de higiene;
·             Conhecer a importância dos dentes e a necessidade de mantê-los sempre limpos e cuidados;
·             Aprender a forma correta da escovação;
·             Utilizar, lavar e guardar os pertences utilizados na escovação;
·             Respeitar a vez do colega, esperar a sua vez;
·             Orientar sobre o uso correto das torneiras, usarem corretamente a água para não faltar.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Promover momentos para enfatizar a importância de lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes após as mesmas;
·        Estimular a escovação através de músicas;
·        Priorizar momentos de orientação de como escovar os dentes da forma correta;
·        Orientar as crianças sobre como devem utilizar o creme e a escova dental, sabonete, toalha, água, torneira (o abrir e fechar).




OBJETIVOS:

·        Desenvolver oralidade e vocabulário;
·        Promover situações que promovam a manifestação de sentimentos;
·        Desenvolver diversos tipos de expressão: gestual, oral, musical;
·        Proporcionar momentos de descontração, de troca, de partilha, brincadeiras em grupo;
·        Desenvolver a criatividade e a imaginação, através do uso das fantasias;
·        Identificar diferentes personagens e representá-los, usando máscaras, fantasias e fantoches;
·        Estimular o movimento e a expressividade do corpo através dos jogos dramáticos;
·        Desenvolver o hábito de observação e autocrítica;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Incentivar e enriquecer experiências com teatro e apresentações artísticas;
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·        Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Produzir sons com o próprio corpo.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Após cada história contada pedir às crianças que se caracterizem de acordo com cada personagem, ou outro de sua preferência;
·        Preparar com as crianças o figurino de uma determinada história para ser usado na dramatização da mesma;
·        Brincadeiras com músicas;
·        Dramatização do cotidiano da família;
·        Usar expressões fisionômicas (fazer caretas, piscar, sorrir, cara triste, de choro, de susto) para serem reproduzidas pelas crianças;
·        Ensinar as crianças pequenas canções, versinhos infantis, com palavras conhecidas e gestos referentes para estimular o ritmo da expressão verbal e gestual;
·        Vendar os olhos das crianças para que reconheçam objetos, sapatos, etc.;
·        Descrever características das roupas, comprimento, cor, tecido, textura, etc., bem como dos demais objetos da arara de fantasia;
·        Propiciar momentos de escolhas de fantasias de forma livre;
·        Utilizar livremente os instrumentos musicais ou seguindo um ritmo, palmas;
·        Dançar livremente ao som de músicas;
·        Brincadeiras e jogos cantados;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons com o próprio corpo e materiais sonoros diversos.








OBJETIVOS:

·        Proporcionar às nossas crianças vivência que estimulem a discussão e a formação de regras com os colegas;
·        Proporcionar situações para que a criança se expresse a partir de seu esquema corporal;
·        Ampliar o diálogo da criança com o grupo, envolvendo a linguagem dos brinquedos;
·        Estimular o movimento e a expressividade do corpo através das brincadeiras;
·        Desenvolver a capacidade de observação, coragem, iniciativa, sociabilidade, disciplina, capacidade criativa e enriquecimento dos valores intelectuais e morais;
·        Desenvolver a empatia entre os grupos para ampliar as relações sociais;
·        Possibilitar à criança condições para que ela possa construir uma autoestima positiva, além de aprender a respeitar a si mesmo, o outro e o meio em que vive;
·        Proporcionar o manuseio de brinquedos que contribuam na ampliação do conhecimento de cores, formas e tamanhos;
·        Organizar a sala ao terminar as brincadeiras.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
·        Brincadeiras diversas na casa;
·        Brincar de salão de beleza;
·        Distribuir brinquedos tais como animais, utensílios domésticos, para serem organizados de acordo com o conjunto ao qual pertencem;
·        Realizar, com jogos de encaixe, atividades de construção, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora;
·        Trabalhar com blocos lógicos para desenvolver noções de forma, tamanho, cor e espessura;
·        Trabalhar com jogos de regras, tais como: memória, dominó, bingo de letras, números, para proporcionar a socialização, o desenvolvimento de conceitos sociais e também o respeito e a coordenação;
·        Pinos-cores, tamanho, forma;
·        Quebra cabeça.













OBJETIVOS:

·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
·        Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
·        Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
·        Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
·        Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
·        Batata quente;
·        Pare a bola, corrida de sacos;
·        Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
·        Saltar com a bola no joelho;
·        Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
·        Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
·        Músicas com as partes do corpo;
·        Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
·        Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
·        Ginástica historiada;
·        Dar cambalhotas em colchonetes.






OBJETIVOS:

·        Estimular a percepção visual e auditiva;
·        Desenvolver a concentração e atenção;
·        Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
·        Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
·        Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
·        Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
·        Emitir e identificar sons.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
·        Assistir a diferentes desenhos animados;
·        Dançar acompanhando o filme;
·        Conversar sobre o filme;
·        Ensinar a organizar o ambiente;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
·        Construir a sequência dos fatos;
·        Enumerar os personagens;
·        Destacar personagem principal;
·        Cantar acompanhando as músicas.




  Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário