Nossos Visitantes On Line

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Matemática na Educação Infantil (5 Anos "F")

A MATEMÁTICA NOS TEMPOS E ESPAÇOS
DA EDUCAÇÃOINFANTIL:
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS.


          Neste texto apresentamos uma abordagem da exploração da Matemática nos diferentes tempos e espaços da educação infantil, com foco na formação dos conceitos lógico-matemáticos. As atividades desenvolvidas fazem parte da prática docente de uma das professoras, com uma turma de educação infantil (5 anos).
          Problematizar a prática faz parte da proposta pedagógica da nossa escola, bem como a relação entre teoria e prática, buscando, através da pesquisa e da formação continuada, repensar o trabalho como docente.
          Neste texto traremos uma reflexão sobre as situações de aprendizagem desenvolvidas durante um dos projetos trabalhados, a exploração de alguns conceitos previstos em lei, as implicações dos diferentes espaços para a significação dos conceitos, bem como o papel do professor durante a realização das atividades.

          Segundo Zabalza (1998 apud BATTINI 1982, p.231) [...] para as crianças pequenas o espaço é aquilo que nós chamamos de espaço equipado, ou seja, espaço com tudo que efetivamente o compõe: móveis, objetos, odores, cores, coisas duras e moles, coisas longas e curtas, coisas frias e coisas quentes.
          Ainda o autor afirma que para criança o espaço é o que ela sente, vê e faz nele, é em cima ou embaixo, lugar de barulho ou silêncio, é grande ou pequeno, onde pode correr ou ficar quieto, colorido ou sem cor. Cabe salientarmos o espaço escolar como lugar de aprendizagem. O espaço reflete a proposta pedagógica da escola, as relações com o mundo, com os colegas e professores.

          A PROFESSORA ALESSANDRA FIDELIS, APÓS A COLHEITA NO ESPAÇO ECOLÓGICO, CONTINUOU SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS NA VARANDA DAS ARTES UTILIZANDO O PRODUTO COLHIDO (TOMATES) PARA CONSTRUIR COM AS MESMAS OS CONCEITOS MATEMÁTICOS:



          SOB O OLHAR ATENTO DE CADA CRIANÇA, A PROFESSORA PARTIA O TOMATE E LEVANTAVA QUESTIONAMENTOS:


          Ao partir o tomate, por exemplo, podem-se explorar os conceitos matemáticos de quantidade, de inteiro e metade, entre outros.




          A criança deve ser capaz não apenas de fazer matemática, mas também de explicar como desenvolveu esse processo e apresentar sua opinião sobre ele, para que o professor perceba as áreas de interesse da criança.



          Esses objetivos, propostos vem apresentar as questões referentes à criança. Mas é preciso não esquecer que o professor tem papel fundamental nessa construção de conceitos.


          Para isso é preciso que o professor sistematize como trabalhar esses conceitos, por meio de planejamentos que vão apresentar as ações que viabilizem também esses conceitos.


          Na primeira vez, em quantas partes se cortou o tomate? E na segunda? Como vocês descobriram isso? E assim por diante.



          Isso não significa solicitar que faça uma contagem mecânica, mas sim criar situações em que a criança busque suas próprias soluções para quantificar.




          Estimular a criança a toda forma de pensar seja talvez o primeiro passo para a busca por uma educação democrática e que traga a ela uma autonomia para suas ações. Autonomia em todos os sentidos, sobretudo em sua forma de pensar e agir.



          Além do papel do professor, enquanto mediador da aprendizagem da criança é preciso pensar também nas atividades que devem ser desenvolvidas como os jogos, brincadeiras, e outras atividades práticas que propiciem esse ensino. Nesse momento, o ponto de partida foi a colheita do tomate.


          Para finalizar, acredita-se que a educação, em geral, e a lógico-matemática, em especial, podem oferecer às crianças instrumentos que potencializem o pensamento e a ação para interpretar e enfrentar, de forma significativa, os problemas da vida, e cabe aos educadores introduzir atividades voltadas para isso, desde a escola infantil.


AO TERMINAR, É HORA DE SABOREAR!!!!

          Quando se reparte, estabelece-se a correspondência biunívoca - um pedaço  e um palitinho para cada colega (poder pegar o seu pedaço), entre outras situações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...