Nossos Visitantes On Line

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Espaço Ecológico

Espaço Ecológico


          Entre as diferentes atividades lúdico - pedagógicas presentes no CEMEI, podemos destacar o espaço ecológico (viveiro e horta), que trata-se de diversas com-petências desenvolvidas pelas crianças de todas as turmas dessa Instituição.











Espaço Ecológico

Espaço Ecológico Viveiro e Horta


          Um ambiente privilegiado com uma área organizada para a exploração e a experiência construtiva, às atividades de movimento e de descoberta, de troca e de comunicação. 




          É uma atmosfera que favorece a autonomia e a livre-escolha, sob o olhar atento dos adultos, que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento e com suas características próprias.











          Colheita feita, as crianças entregam na cantina para serem preparadas e saboreadas por todos.






Luciane Rosa de Oliveira Dias
         

O Que Dizem as Paredes do CEMEI Vereador Daniel Borges?

O Que Dizem as Paredes do
CEMEI Vereador Daniel Borges?

NOSSAS CRIANÇAS ANDAM FAZENDO ARTE POR AQUI...


OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELAS CRIANÇAS FICAM EXPOSTOS DURANTE A SEMANA.




A TROCA DAS ATIVIDADES É FEITA SEMANALMENTE PARA EVITAR A POLUIÇÃO VISUAL...




...AFINAL, SÃO 10 TURMAS NESTE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.









Espaço Ecológico

Espaço Ecológico Viveiro e Horta





OBJETIVOS:

·        Conhecer o ambiente onde se produz alguns alimentos;
·        Propiciar o contato com a terra;
·        Promover a integração da criança com o meio ambiente;
·        Conhecer alguns tipos de alimentos;
·        Estabelecer o valor da água para os seres vivos;
·        Desenvolver a coordenação motora;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Reconhecer a relação entre o cuidado com seu corpo e a alimentação;
·        Adquirir hábitos e noções que permitem manter uma boa saúde;
·        Aprender a consumir diversos tipos de alimentos;
·        Entender a diferença entre alimentos naturais e industrializados;
·        Cantar músicas relacionadas com alimentação;
·        Comprovar a importância da terra e das plantas;
·        Despertar responsabilidade pela natureza;
·        Contar e ler histórias sobre preservação e meio ambiente.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Manusear a terra com pazinhas, afofando a terra, observando sua textura, cor, umidade;
·        Cuidar dos canteiros, arrancando matinhos;
·        Acompanhar o plantio de sementes;
·        Cercar os canteiros com garrafas;
·        Acompanhar o desenvolvimento de algum alimento (feijão, milho) observando as diferentes fases;
·        Colher alimentos para entregar na cozinha para serem utilizados nas refeições;
·        Confeccionar cartazes com mostras dos alimentos cultivados na horta (reálias);
·        Preparar os canteiros;
·        Preparar sementeiras;
·        Confeccionar vasinhos de garrafas pet para plantar flores;
·        Confeccionar vasinhos de garrafas pet para fazer uma horta suspensa.






















HORTA SUSPENSA




A DIVISÃO DOS CANTEIROS É FEITA COM GARRAFAS PET



          As crianças semeiam, plantam e replantam mudinhas, cuidam das plantas (volvendo a terra, molhando, retirando matinhos...) e dos animais (dando comida, água, carinho...). Assim, entram em contanto direto com a natureza construindo o significado e a vontade de cuidar e preservar a mesma.




PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...