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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Espaço Ecológico

Espaço Ecológico


SEMENTE LANÇADA E CUIDADA.

OBSERVE O QUE SE PRODUZIU?!


ISSO MESMO GALERINHA!
AS CRIANÇAS COLHERAM
UMA DELICIOSA COUVE.



A GRANDE NOVIDADE
DO TOMATE EM MINIATURA.
BATIZADO PELAS PROFESSORAS
DE "TOMATE BONSAI".




A GRANDE EXPECTATIVA AGORA,
ESTÁ NO CULTIVO DO JILÓ.


COM O SURGIMENTO DAS FLORES...


A QUEDA DAS MESMAS E O POSSÍVEL
SURGIMENTO DO JILÓ...


AS CRIANÇAS ESTÃO EUFÓRICAS
PARA VEREM O JILÓ SE DESENVOLVENDO.



A HORTA SUSPENSA É OUTRO ATRATIVO
QUE OS PEQUENOS CURTEM BASTANTE.
AQUI TEMOS A EVOLUÇÃO DA SALSINHA:



QUEM ACOMPANHA NOSSO BLOG,
DEVE TER VISTO ESSE PÉ DE GIRASSOL.



VEJA COMO ELE ESTÁ AGORA!




A Matemática na Educação Infantil (5 Anos "F")

A MATEMÁTICA NOS TEMPOS E ESPAÇOS
DA EDUCAÇÃOINFANTIL:
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS.


          Neste texto apresentamos uma abordagem da exploração da Matemática nos diferentes tempos e espaços da educação infantil, com foco na formação dos conceitos lógico-matemáticos. As atividades desenvolvidas fazem parte da prática docente de uma das professoras, com uma turma de educação infantil (5 anos).
          Problematizar a prática faz parte da proposta pedagógica da nossa escola, bem como a relação entre teoria e prática, buscando, através da pesquisa e da formação continuada, repensar o trabalho como docente.
          Neste texto traremos uma reflexão sobre as situações de aprendizagem desenvolvidas durante um dos projetos trabalhados, a exploração de alguns conceitos previstos em lei, as implicações dos diferentes espaços para a significação dos conceitos, bem como o papel do professor durante a realização das atividades.

          Segundo Zabalza (1998 apud BATTINI 1982, p.231) [...] para as crianças pequenas o espaço é aquilo que nós chamamos de espaço equipado, ou seja, espaço com tudo que efetivamente o compõe: móveis, objetos, odores, cores, coisas duras e moles, coisas longas e curtas, coisas frias e coisas quentes.
          Ainda o autor afirma que para criança o espaço é o que ela sente, vê e faz nele, é em cima ou embaixo, lugar de barulho ou silêncio, é grande ou pequeno, onde pode correr ou ficar quieto, colorido ou sem cor. Cabe salientarmos o espaço escolar como lugar de aprendizagem. O espaço reflete a proposta pedagógica da escola, as relações com o mundo, com os colegas e professores.

          A PROFESSORA ALESSANDRA FIDELIS, APÓS A COLHEITA NO ESPAÇO ECOLÓGICO, CONTINUOU SEU TRABALHO COM AS CRIANÇAS NA VARANDA DAS ARTES UTILIZANDO O PRODUTO COLHIDO (TOMATES) PARA CONSTRUIR COM AS MESMAS OS CONCEITOS MATEMÁTICOS:



          SOB O OLHAR ATENTO DE CADA CRIANÇA, A PROFESSORA PARTIA O TOMATE E LEVANTAVA QUESTIONAMENTOS:


          Ao partir o tomate, por exemplo, podem-se explorar os conceitos matemáticos de quantidade, de inteiro e metade, entre outros.




          A criança deve ser capaz não apenas de fazer matemática, mas também de explicar como desenvolveu esse processo e apresentar sua opinião sobre ele, para que o professor perceba as áreas de interesse da criança.



          Esses objetivos, propostos vem apresentar as questões referentes à criança. Mas é preciso não esquecer que o professor tem papel fundamental nessa construção de conceitos.


          Para isso é preciso que o professor sistematize como trabalhar esses conceitos, por meio de planejamentos que vão apresentar as ações que viabilizem também esses conceitos.


          Na primeira vez, em quantas partes se cortou o tomate? E na segunda? Como vocês descobriram isso? E assim por diante.



          Isso não significa solicitar que faça uma contagem mecânica, mas sim criar situações em que a criança busque suas próprias soluções para quantificar.




          Estimular a criança a toda forma de pensar seja talvez o primeiro passo para a busca por uma educação democrática e que traga a ela uma autonomia para suas ações. Autonomia em todos os sentidos, sobretudo em sua forma de pensar e agir.



          Além do papel do professor, enquanto mediador da aprendizagem da criança é preciso pensar também nas atividades que devem ser desenvolvidas como os jogos, brincadeiras, e outras atividades práticas que propiciem esse ensino. Nesse momento, o ponto de partida foi a colheita do tomate.


          Para finalizar, acredita-se que a educação, em geral, e a lógico-matemática, em especial, podem oferecer às crianças instrumentos que potencializem o pensamento e a ação para interpretar e enfrentar, de forma significativa, os problemas da vida, e cabe aos educadores introduzir atividades voltadas para isso, desde a escola infantil.


AO TERMINAR, É HORA DE SABOREAR!!!!

          Quando se reparte, estabelece-se a correspondência biunívoca - um pedaço  e um palitinho para cada colega (poder pegar o seu pedaço), entre outras situações.




Dia do Funcionário Público

Dia do Funcionário Público

28 de outubro

          O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.
         Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.



Desde 1937, comemora-se o dia do servidor público em 28 de outubro.
Os profissionais que, aprovados em um concurso, trabalham prestando
serviços a toda comunidade.

          No governo do presidente Getúlio Vargas foi instituído, por meio da criação do Conselho Federal Serviço Público Civil, em 1937, o dia do funcionário público, que é comemorado em 28 de outubro.


CADA FUNCIONÁRIO RECEBEU UM BONECO PERSONALIZADO DE PRESENTE...





PARA ABRILHANTAR AINDA MAIS O MOMENTO,
UM MURAL LINDO!!!


PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE VAL!
FICOU LINDO!!!


UM MURAL CARTÃO!!



DENTRO DA NOSSA SIMPLICIDADE,
SERVIMOS UM CAFÉ DA MANHÃ
PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO
CEMEI VEREADOR DANIEL BORGES:













         Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
         A data foi escolhida para a comemoração desse profissional, porque as leis que regem os direitos e deverem dos funcionários públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Esses direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil.
         No dia 11 de dezembro de 1990, foi publicado um novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei.
         Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos do governo, que podem ser municipais, estaduais e federais. Para ser um profissional público é preciso ser aprovado em um concurso, que vai garantir estabilidade profissional, já que o servidor público não pode ser dispensado de suas funções. Esses profissionais trabalham para atender a população civil de uma localidade.
         Os
salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.


PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...