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domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dinâmicas para Apresentação

Dinâmicas para Apresentação na Educação Infantil



          As dinâmicas de integração são excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:     
               

                    - Apresentar todos na Instituição;
                    - Memorizar os respectivos nomes;
                    - Iniciar um relacionamento amistoso;
                    - Desfazer as inibições;
                    - Falar de suas expectativas.

1) Eu sou... e você, quem é?

           Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
          A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares, etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!




          Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.

4) Procurando um coração...Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.


A dinâmica é uma ótima oportunidade para você observar melhor o comportamento das crianças


1) BRINCANDO COM O BARBANTE

Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou no pátio, dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma tesoura sem ponta para começar abrincadeira.
Desenvolvimento: Forme com as crianças uma grande roda e, em seguida, cada uma mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante. Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele, por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e versatilidade. Depois, toda aturma, incluindo o professor, cria no chão um desenho com o seu pedaço de barbante. Prontas as obras, o grupo analisa figura por figura. Comentários e interpretações são muito bem-vindos. Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos. Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as crianças devem criar uma única figura. Proponha que refaçam juntas, alguns dos desenhos feitos individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um sentiu no decorrer dabrincadeira. Enquanto as crianças escolhem juntas qual o desenho irão fazer e colocam a ideia em prática, o professor aproveitará para observá-las. Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada criança quer falar mais alto que o colega. Algumas buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam chateadas, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem a palavra. O professor deve ficar atento ao comportamento da turma durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a solução encontrada não seja, na sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, as crianças tomam consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em equipe. É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.

2) Lógicos - Jogo “O mestre mandou”

Objetivos: as crianças farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensandona peça que se encaixe em todas as condições dos atributos ditados pela professora.
Preparação — Material: Uma caixa de Blocos Lógicos, composto por quarenta e oito blocos geométricos, composto de quatro tipos de “figuras”: círculo, triângulo, quadrado e retângulo; que variam em três cores: azul, vermelho e amarelo; em dois tamanhos: pequeno e grande; e em duas espessuras: fina e grossa.
Desenrolar: As crianças deverão encontrar a peça que obedeça à sequência de comandos estabelecida pela professora. A sequência poderá ser iniciada com os atributos: círculo, azul e grosso. As crianças escolherão a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. Elas selecionarão um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino deverá ser selecionado. A professora poderá continuar acrescentando comandos ou apresentar umasequência pronta. Faça depois o processo inverso. As crianças serão apresentadas a uma nova sequência de comandos, já com a última peça. Elas deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida.



Luciane Rosa de Oliveira Dias

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELO SITE .ADORI AS SUGESTÕES.COPIEI ALGUMAS .OBRIGADA.

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