Trabalho por Espaços:
JUSTIFICATIVA:
A elaboração de atividades pelas professoras no Estudo Coletivo, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.
Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente deve promover segurança, confiança e provocar as diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalho com as diferentes linguagens, é fundamental que o espaço promova o desenvolvimento e a interação da criança/criança, criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para o crescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, os espaços precisam encontrar-se organização para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejam indissociáveis, completando as ações da família.
Para garantir tudo isto, organização e rotina são necessárias, criando ambientes desafiadores e criativos para as crianças utilizarem com mediação, intervenção e participação do profissional da Educação Infantil. Nesta nova possibilidade de trabalho, percebe-se a necessidade de mudanças de atitude, organização e planejamento por parte dos profissionais da Instituição.
OBJETIVO GERAL:
Criar uma forma diferenciada na organização dos espaços de nossa instituição, levando em consideração as necessidades do desenvolvimento das crianças de dois (2) a cinco (5) anos que atendemos.
ALGUNS DOS AMBIENTES:
01. Roda de conversa – Rodinha;
02. Refeitório;
03. Escovódromo;
04. Banheiro;
05. Chuveiro – banho;
06. Fantasia – Faz de conta;
07. Sala de Jogos e Construção;
08. Estimulação e Movimento;
09. Ateliê;
10. Oficina;
11. Varanda das Artes;
12. Imagens em Movimento;
13. Pátios;
14. Parquinho;
15. Espaço Ecológico – Viveiro e Horta;
16. Repouso;
17. Era Uma Vez...
17. Era Uma Vez...
OBJETIVOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA AMBIENTE
1º — IMAGENS EM MOVIMENTO
VÍDEO — OBJETIVOS:
· Estimular a percepção visual e auditiva;
· Desenvolver a concentração e atenção;
· Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
· Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
· Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
· Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
· Emitir e identificar sons.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
· Assistir a diferentes desenhos animados;
· Dançar acompanhando o filme;
· Conversar sobre o filme;
· Ensinar a organizar o ambiente;
· Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
· Construir a sequência dos fatos;
· Enumerar os personagens;
· Destacar personagem principal;
· Cantar acompanhando as músicas.
MOVIMENTO — OBJETIVOS:
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
· Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
· Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
· Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a 2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
· Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
· Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
· Batata quente;
· Pare a bola, corrida de sacos;
· Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
· Saltar com a bola no joelho;
· Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
· Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
· Músicas com as partes do corpo;
· Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
· Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
· Ginástica historiada;
· Dar cambalhotas em colchonetes.
2º — TANQUE DE AREIA
OBJETIVOS:
· Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
· Conhecer diferentes tipos de solo;
· Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
· Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
· Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
· Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
· Fazer castelo de areia molhada;
· Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
· Colocar areia num funil, observando sua descida;
· Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
· Esconder objetos na areia para procurarem;
· Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
· Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
· Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
· Desenhar na areia.
3º — ATELIÊ
OBJETIVOS:
· Desenvolver o senso artístico e incentivo;
· Desenvolver o hábito de observação;
· Desenvolver a imaginação e criatividade;
· Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
· Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
· Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
· Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
· Experimentar diferentes texturas;
· Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
· Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
· Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
· Formar conceitos matemáticos;
· Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
· Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
· Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
· Discriminar, identificar formas e cores.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
· Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
· Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
· Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
· Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
· Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
· Desenho livre;
· Modelagem (massinha ou argila);
· Dobraduras.
4º — RODA DE CONVERSA / ROTINA
OBJETIVOS:
· Estimular a expressão oral;
· Enriquecer o vocabulário;
· Promover a socialização;
· Desenvolver a percepção auditiva;
· Reconhecer seu nome e dos colegas;
· Estimular a contagem oral – quantos somos;
· Favorecer a organização temporal – antes, depois – planejamento do dia;
· Propiciar observação do tempo;
· Estimular a imaginação e criatividade;
· Aprimorar sequência lógica de ideias;
· Trabalhar memória;
· Avaliar as atividades do dia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Hora da novidade; caixa surpresa;
· Cantar diferentes músicas;
· Conversa informal – sobre o final de semana, conhecimentos prévios de cada criança, o dia-a-dia fora da instituição, acontecimentos, notícias;
· Estabelecer as normas para organização e utilização dos ambientes;
· Incentivar as crianças em relação às atividades que serão realizadas;
· Brincadeiras diversas: passar anel, chicotinho queimado, etc;
· Utilizar fantoches para conversar com as crianças;
· Contar histórias, com ou sem livros, utilizando figuras, cenas mudas, etc;
· Apresentar algum material ou brinquedo, para ser explorado e depois orientar sobre seu uso;
· Conversar sobre alguma data comemorativa (conhecimento social);
· Explorar o tema do projeto em desenvolvimento.
CADA TURMINHA POSSUI A SUA ROTINA, QUE É CONSTRUÍDA JUNTO COM AS CRIANÇAS E FICA EXPOSTA PELA INSTITUIÇÃO PARA QUE ELAS SAIBAM EM QUAL ESPAÇO IRÃO NAQUELE DIA:
AGUARDEM! POSTAREMOS MAIS ATIVIDADES APLICADAS EM OUTROS ESPAÇOS!
CASO VOCÊ QUEIRA VER A FOTO EM TAMANHO MAIOR, É SÓ CLICAR NELA QUE A MESMA SE ABRE EM OUTRA PÁGINA EM TAMANHO AMPLIADO. DEPOIS É SÓ SALVAR EM SEU PC ONDE QUISER.
Luciane Rosa de Oliveira Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário