Dia do Funcionário Público
28 de outubro
O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.
Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.
Desde 1937, comemora-se o dia do servidor público em 28 de outubro.
Os profissionais que, aprovados em um concurso, trabalham prestando
serviços a toda comunidade.
No governo do presidente Getúlio Vargas foi instituído, por meio da criação do Conselho Federal Serviço Público Civil, em 1937, o dia do funcionário público, que é comemorado em 28 de outubro.
CADA FUNCIONÁRIO RECEBEU UM BONECO PERSONALIZADO DE PRESENTE...
PARA ABRILHANTAR AINDA MAIS O MOMENTO,
UM MURAL LINDO!!!
PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE VAL!
FICOU LINDO!!!
UM MURAL CARTÃO!!
DENTRO DA NOSSA SIMPLICIDADE,
SERVIMOS UM CAFÉ DA MANHÃ
PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO
CEMEI VEREADOR DANIEL BORGES:
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
A data foi escolhida para a comemoração desse profissional, porque as leis que regem os direitos e deverem dos funcionários públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Esses direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil.
No dia 11 de dezembro de 1990, foi publicado um novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos do governo, que podem ser municipais, estaduais e federais. Para ser um profissional público é preciso ser aprovado em um concurso, que vai garantir estabilidade profissional, já que o servidor público não pode ser dispensado de suas funções. Esses profissionais trabalham para atender a população civil de uma localidade.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário