Nossos Visitantes On Line

segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval no CEMEI

 UM DIA PARA RESGATAR O 
 VERDADEIRO SENTIDO DO CARNAVAL


Uma Forma de Conscientizar as crianças
no sentido de que é preciso
não confundir Diversão com Confusão!







    O Verdadeiro Sentido do Carnaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga.







   Cantar e dançar marchinhas carnavalescas faz com que as crianças identifiquem as  músicas de Carnaval Reconhecendo que o Verdadeiro Sentido do Carnaval é ressaltar uma manifestação cultural brasileira e sua origem.







    O carnaval é uma oportunidade para as crianças do CEMEI entrarem em contato com a cultura de seu país e compreender a diferença que as pessoas fazem com esta festa hoje em dia. Os dias que antecederam "O CEMEI FOLIA"foram  de estudos, rodas de conversa sobre a história do carnaval.







     E quem disse que carnaval não é educação? Ao festejarem a festa popular de maior relevância para os brasileiros, as crianças aprendem mais sobre a cultura de seu país e aprendem a pular essa grande festa com responsabilidade e alegria. "Ô, abre alas, que as crianças querem passar!"

É O CEMEI FOLIA CHEGANDO MINHA GENTE!!!







     Para as crianças das turmas de Educação Infantil, é uma boa opção dar o recorte das máscaras e ceder o material disponível para decoração deixando-os realizarem a tarefa livremente, intervindo somente quando necessário. Nada de influenciar! A livre criação é o que torna a atividade mais significativa. Muitos professores presenteiam os alunos com máscaras confeccionadas por eles - não aconselhamos esta postura - já que a criação das máscaras pelas próprias crianças é uma grande forma de desenvolver habilidades, construir conteúdos e buscar descobertas.Todavia, nada impede que o professor também confeccione sua máscara juntamente com os alunos além de e ser um orientador constante durante todo processo de desenvolvimento da atividade.

VEJA COMO NOSSOS PEQUENININHOS ARRASARAM NA CRIATIVIDADE?!







NO CEMEI FOLIA...
    
     O principal objetivo foi fortalecer a auto-estima infantil, fazendo com que os pequenos encontrassem em sua riqueza interior motivos suficientes para alimentar suas esperanças em um futuro cheio de confetes e serpentinas. Para que, quando a realidade bater à porta e vierem as frustrações, que elas sejam representadas apenas por lágrimas de um pierrô apaixonado.







     O Carnaval foi comemorado no CEMEI com o objetivo de mostrar às crianças uma festa onde impera a paz, a alegria e a harmonia.
   O evento envolveu músicas carnavalescas, fantasias e desfiles, resgatando o verdadeiro sentido desta festa popular.







      Nas aulas de música e psicomotricidade, as crianças aprenderam a origem do Carnaval, conheceram o samba, o frevo e as marchinhas.
     Confeccionamos máscaras e diversos adereços nas aulas de artes e tivemos a oportunidade de vivenciar momentos de muita animação com o "CEMEI FOLIA"!







    O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Para as crianças é uma data alegre, de muita brincadeira e encantos. Neste dia, a diversão toma conta do momento. O CEMEI FOLIA foi o evento mais esperado para fechar com chave de ouro tudo que conversaram, descobriram e confeccionaram.






Luciane Rosa de Oliveira Dias

3 comentários:

  1. ESTA LINDO,AMEIIIIIIIIIIII.........MARIAJOSE

    ResponderExcluir
  2. lindo todos trabalhos,adoreiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  3. bom dia o site esta lindo, vcs estão de parabêns. mais senti falta do carnaval do cemei 2. olha não esquece de divilgar os trabalhos dele tb. como os do cemei vila isa. bjs e parabêns

    ResponderExcluir

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...