Nossos Visitantes On Line

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval Na Educação Infantil III

    Bom, o carnaval está chegando e mais um período de férias forçadas, que por sinal é péssimo para a fase de adaptação escolar. Para amenizar um pouco a situação o CEMEI promove um projeto que ao voltarmos será continuado.


PROJETO "O CARNAVAL DO BRASIL"
Justificativa:
    Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas ideias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
   Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.

Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura (verbal e não-verbal);
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com sequência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para jogos e brincadeiras.

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical;
* Expressividade;
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração.

Estratégias:
* Música;                    * Festa de carnaval (“Dia do Agito”);
* Poemas;                   * Brincadeiras infantis;
* Parlendas;                * Jogos diversos;
* Painéis;                    * Dedoches;
* Pesquisa;                  * Recorte e colagem;
* Dança;                     * Carta enigmática;
* Desenho;                 * Literatura infantil;
* Pintura;                    * Vídeos;
* CDs;                        * Máscaras;
* Fantoches;               * Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e numerais.

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma: 1 a 2 semanas.

Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história.
Para tornar a história do Carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa oral como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.

JOGOS
BINGO:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Palhaço;                   * Serpentina;
* Alegria;                    * Colombina;
* Salão;                       * Fantasias;
* Samba;                     * E muitas outras palavras que lembra o carnaval.

JOGO DA FORCA:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.

Exemplo do jogo:
___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____(C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...

JOGO DO DOMINÓ:
Este jogo explora a primeira letra da palavra.
A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ARLEQUIM

Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:
* Acrósticos;                          * Ditados divertidos;
* Caça-palavras;                     * Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;

ATIVIDADES DE ARTES:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.

* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.

* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.

BRINCADEIRAS INFANTIS:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e ideias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.

FESTA CARNAVALESCA:
* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a vir fantasiada e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.

CONCLUSÃO:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.

BIBLIOGRAFIA:
* REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.

* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.

* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI IndústriaGráfica Ltda 6ª edição
  

Uma música que poderá ser usada como detonador do projeto:

Carnaxuxa – Xuxa
O carnaval do Brasil é bom demais
Eu quero ver você pulando atrás
De mim no Brasil é bom demais
Eu quero amor, eu quero festa
Eu quero é paz

Rio de Janeiro, terra do samba
O povo inteiro explode nessa dança
Lá em São Paulo, na terra da garoa
O povo brinca, o povo samba numa boa
Lá em Recife, na terra do frevo
Não tenho horário, nunca é tarde, nunca é cedo
Lá na Bahia, a terra da magia
O ano inteiro, o carnaval é todo dia

Eu quero amor, eu quero paz
Eu quero mais, quero mais, quero mais
Solta a franga no tra lá lá lê lê
O carnaval da Xuxa foi feito pra você

Xulariê ê ô, Xulariê ê ô
Xulariê ê ô, Xulariê ê ô
O carnaval do Brasil é bom demais...

Em Fortaleza, ai que beleza
É na lambada, remelexo com certeza
Lá no Rio Grande, a terra do Tchê
O povo dança animado pra valer
Na Paraíba o forró tá animado
É zabumbeiro, por todo lado
No Maranhão, a terra do Maracatú
E dança eu, e dança eu
E dança tu.


Dos anos 60 em diante, começou a ser substituída pelo samba enredo, outro gênero de música tocado pelas escolas de samba. O mesmo aconteceu com os blocos de rua que foram trocados pelas escolas de samba, ambos muito conhecidos por nós.
Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música.
Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisar movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro.
Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação.
As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.

VOCÊ SABIA?

Uma das primeiras marchinhas que fez sucesso foi "Abre Alas", escrita em 1899 por Chiquinha Gonzaga e conhecida por muitos até os dias de hoje.

ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

A JARDINEIRA – BENEDITO LACERDA – 1938

Ó jardineira por que estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a Camélia que caiu do galho,
Deu dois suspiros e depois morreu
Vem jardineira, vem meu amor
Não fiques triste que esse mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.


Importante:
    Professores, nós assumimos um papel importantíssimo na vida da criança quanto ao seu desenvolvimento e formação de sua personalidade, por isso tomem muito cuidado com o tipo de música que irão passar para as crianças, algumas músicas tem conteúdos eróticos, sensuais e até mesmo de morte e álcool. Isso é um dos pontos que me preocupa e muito.
    Talvez, por enquanto, a criança não entenda o que significa, mas quando entender as músicas ao pé da letra possa ser que achem o adultério, drogas, álcool e etc, tudo isso natural ou assustador.
   Mas, fica à critério e à consciência de cada educador e de cada instituição a melhor forma de abordar o tema sem interferir na educação familiar.



A Educação em Tempo Integral facilita o trabalho com projetos pelo maior tempo que a garotada passa na instituição.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE MARCHINHAS TRADICIONAIS:

PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS – Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.

PIRULITO
Ioiô dá o braço pra Iaiá
Iaiá dá o braço pra Ioiô
O tempo de criança já passou, ô!
Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu, hei!
Agora é melhor
A gente dançar
Juntinhos assim
Se tem mais prazer
Quem não dança o Pirulito
Que alegria pode ter?


TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS – Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a gurizada.

PIRATA DA PERNA DE PAU
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!


TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS

CHIQUITA BACANA
Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração.


TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS

SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó.


TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS

MAMÃE EU QUERO – CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal.


OBS.: As músicas são apenas sugestões, há muitas outras que podem se adequar a faixa etária e interesses da sua turminha.


Dia 04/03/2011 será a "Festa do Agito".


Aguardem pela postagem das fotinhas.
Beijos!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...