Nossos Visitantes On Line

sábado, 7 de maio de 2011

Trabalho por Espaços na Educação Infantil

Trabalho por Espaços:


JUSTIFICATIVA:

A elaboração de atividades pelas professoras no Estudo Coletivo, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.

Considerando que o planejamento do espaço ou ambiente deve promover segurança, confiança e provocar as diversas formas de expressão: plástica, motora, musical, entre outras, assim como possibilitar o trabalho com as diferentes linguagens, é fundamental que o espaço promova o desenvolvimento e a interação da criança/criança, criança/adulto e criança/objeto, assim como os contatos sociais, a privacidade para o crescimento e por fim a promoção da identidade pessoal. Enfim, os espaços precisam encontrar-se organização para uma pedagogia da educação infantil, onde as ações de cuidar e educar sejam indissociáveis, completando as ações da família.
Para garantir tudo isto, organização e rotina são necessárias, criando ambientes desafiadores e criativos para as crianças utilizarem com mediação, intervenção e participação do profissional da Educação Infantil. Nesta nova possibilidade de trabalho, percebe-se a necessidade de mudanças de atitude, organização e planejamento por parte dos profissionais da Instituição.



OBJETIVO GERAL:

Criar uma forma diferenciada na organização dos espaços de nossa instituição, levando em consideração as necessidades do desenvolvimento das crianças de dois (2) a cinco (5) anos que atendemos.

ALGUNS DOS AMBIENTES:
01. Roda de conversa – Rodinha;
02. Refeitório;
03. Escovódromo;
04. Banheiro;
05. Chuveiro – banho;
06. Fantasia – Faz de conta;
07. Sala de Jogos e Construção;
08. Estimulação e Movimento;
09. Ateliê;
10. Oficina;
11. Varanda das Artes;
12. Imagens em Movimento;
13. Pátios;
14. Parquinho;
15. Espaço Ecológico – Viveiro e Horta;
16. Repouso;
17. Era Uma Vez...


OBJETIVOS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA AMBIENTE

1º — IMAGENS EM MOVIMENTO


 VÍDEO — OBJETIVOS:

·        Estimular a percepção visual e auditiva;
·        Desenvolver a concentração e atenção;
·        Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
·        Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
·        Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
·        Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
·        Emitir e identificar sons.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
·        Assistir a diferentes desenhos animados;
·        Dançar acompanhando o filme;
·        Conversar sobre o filme;
·        Ensinar a organizar o ambiente;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
·        Construir a sequência dos fatos;
·        Enumerar os personagens;
·        Destacar personagem principal;
·        Cantar acompanhando as músicas.


MOVIMENTO — OBJETIVOS:

·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
·        Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
·        Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a 2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
·        Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
·        Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
·        Batata quente;
·        Pare a bola, corrida de sacos;
·        Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
·        Saltar com a bola no joelho;
·        Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
·        Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
·        Músicas com as partes do corpo;
·        Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
·        Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
·        Ginástica historiada;
·        Dar cambalhotas em colchonetes.












2º — TANQUE DE AREIA


OBJETIVOS:

·        Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
·        Conhecer diferentes tipos de solo;
·        Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
·        Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
·        Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
·        Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
·        Fazer castelo de areia molhada;
·        Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
·        Colocar areia num funil, observando sua descida;
·        Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
·        Esconder objetos na areia para procurarem;
·        Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
·        Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenhar na areia.





3º — ATELIÊ

OBJETIVOS:

·        Desenvolver o senso artístico e incentivo;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Desenvolver a imaginação e criatividade;
·        Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
·        Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
·        Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
·        Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
·        Experimentar diferentes texturas;
·        Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
·        Formar conceitos matemáticos;
·        Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
·        Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
·        Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
·        Discriminar, identificar formas e cores.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
·        Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
·        Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
·        Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
·        Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenho livre;
·        Modelagem (massinha ou argila);
·        Dobraduras.










4º — RODA DE CONVERSA / ROTINA


OBJETIVOS:

·        Estimular a expressão oral;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Promover a socialização;
·         Desenvolver a percepção auditiva;
·         Reconhecer seu nome e dos colegas;
·         Estimular a contagem oral – quantos somos;
·         Favorecer a organização temporal – antes, depois – planejamento do dia;
·         Propiciar observação do tempo;
·         Estimular a imaginação e criatividade;
·         Aprimorar sequência lógica de ideias;
·         Trabalhar memória;
·         Avaliar as atividades do dia.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·         Hora da novidade; caixa surpresa;
·         Cantar diferentes músicas;
·             Conversa informal – sobre o final de semana, conhecimentos prévios de cada criança, o dia-a-dia fora da instituição, acontecimentos, notícias;
·         Estabelecer as normas para organização e utilização dos ambientes;
·         Incentivar as crianças em relação às atividades que serão realizadas;
·         Brincadeiras diversas: passar anel, chicotinho queimado, etc;
·         Utilizar fantoches para conversar com as crianças;
·         Contar histórias, com ou sem livros, utilizando figuras, cenas mudas, etc;
·             Apresentar algum material ou brinquedo, para ser explorado e depois orientar sobre seu uso;
·         Conversar sobre alguma data comemorativa (conhecimento social);
·         Explorar o tema do projeto em desenvolvimento.

CADA TURMINHA POSSUI A SUA ROTINA, QUE É CONSTRUÍDA JUNTO COM AS CRIANÇAS E FICA EXPOSTA PELA INSTITUIÇÃO PARA QUE ELAS SAIBAM EM QUAL ESPAÇO IRÃO NAQUELE DIA:





AGUARDEM! POSTAREMOS MAIS ATIVIDADES APLICADAS EM OUTROS ESPAÇOS!


CASO VOCÊ QUEIRA VER A FOTO EM TAMANHO MAIOR, É SÓ CLICAR NELA QUE A MESMA SE ABRE EM OUTRA PÁGINA EM TAMANHO AMPLIADO. DEPOIS É SÓ SALVAR EM SEU PC ONDE QUISER.


Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...