Trabalho por Espaços
CEMEI Vereador Daniel Borges II (Vila Isa)
A elaboração de atividades pelas professoras em Estudos Coletivos, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta de Trabalho por Espaço. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.
TANQUE DE AREIA
OBJETIVOS:
· Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
· Conhecer diferentes tipos de solo;
· Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
· Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
· Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
· Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
· Fazer castelo de areia molhada;
· Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
· Colocar areia num funil, observando sua descida;
· Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
· Esconder objetos na areia para procurarem;
· Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
· Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
· Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
· Desenhar na areia.
NO CEMEI DO VILA ISA NÃO HAVIA ESSE ESPAÇO. AQUI ESTÁ NOSSO "SEVERINO" FÁBIO CONSTRUINDO O MESMO. MÃOS À OBRA FÁBIO? SEM MOLEZA... RÁPIDO, AS CRIANÇAS ESTÃO ESPERANDO... RSRSRSRS
OBJETIVOS:
· Desenvolver o senso artístico e inventivo;
· Desenvolver o hábito de observação;
· Desenvolver a imaginação e criatividade;
· Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
· Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
· Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
· Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
· Experimentar diferentes texturas;
· Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
· Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
· Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
· Formar conceitos matemáticos;
· Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
· Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
· Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
· Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
· Discriminar, identificar formas e cores.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
· Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
· Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
· Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
· Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
· Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
· Desenho livre;
· Modelagem (massinha ou argila);
· Dobraduras.
BANHO
REFEITÓRIO
OBJETIVOS:
· Reconhecer objetos do ambiente, seus nomes, uso e funções;
· Valorizar o alimento consumido;
· Favorecer a experimentação de diversos tipos de alimentos (degustação);
· Oportunizar momentos para desenvolver a autonomia;
· Identificar alimentos e ingredientes das receitas consumidas;
· Proporcionar momentos para o desenvolvimento de bons hábitos;
· Desenvolver a percepção de sabores, como: frutas ácidas, amargas, doces; alimentos salgados, condimentos, etc;
· Desenvolver a sensibilidade térmica: discernir morno, quente, frio, gelado;
· Desenvolver a percepção de cheiros, através de odores agradáveis ou não;
· Desenvolver a organização espacial.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Conversar sempre sobre a importância da higiene (lavar as mãos, os alimentos crus.);
· Cantar para estimular e preparar para o momento da alimentação;
· Fazer oração de agradecimento antes das refeições para estimular a valorização dos alimentos que recebemos;
· Proporcionar momentos nos quais as crianças possam nomear os alimentos, descrevendo suas características, bem como conhecer outros que ainda não lhes são familiares;
· Priorizar um momento após a refeição para observar o local utilizado, fazendo a limpeza necessária e possível;
· Orientar constantemente as crianças como devem se comportar no refeitório, como utilizar talher, prato, caneca, como mastigar o alimento.
ERA UMA VEZ...
ESCOVÓDROMO
OBJETIVOS:
· Desenvolver hábitos de higiene;
· Conhecer a importância dos dentes e a necessidade de mantê-los sempre limpos e cuidados;
· Aprender a forma correta da escovação;
· Utilizar, lavar e guardar os pertences utilizados na escovação;
· Respeitar a vez do colega, esperar a sua vez;
· Orientar sobre o uso correto das torneiras, usarem corretamente a água para não faltar.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Promover momentos para enfatizar a importância de lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes após as mesmas;
· Estimular a escovação através de músicas;
· Priorizar momentos de orientação de como escovar os dentes da forma correta;
· Orientar as crianças sobre como devem utilizar o creme e a escova dental, sabonete, toalha, água, torneira (o abrir e fechar).
OBJETIVOS:
· Desenvolver oralidade e vocabulário;
· Promover situações que promovam a manifestação de sentimentos;
· Desenvolver diversos tipos de expressão: gestual, oral, musical;
· Proporcionar momentos de descontração, de troca, de partilha, brincadeiras em grupo;
· Desenvolver a criatividade e a imaginação, através do uso das fantasias;
· Identificar diferentes personagens e representá-los, usando máscaras, fantasias e fantoches;
· Estimular o movimento e a expressividade do corpo através dos jogos dramáticos;
· Desenvolver o hábito de observação e autocrítica;
· Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
· Incentivar e enriquecer experiências com teatro e apresentações artísticas;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Produzir sons com o próprio corpo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Após cada história contada pedir às crianças que se caracterizem de acordo com cada personagem, ou outro de sua preferência;
· Preparar com as crianças o figurino de uma determinada história para ser usado na dramatização da mesma;
· Brincadeiras com músicas;
· Dramatização do cotidiano da família;
· Usar expressões fisionômicas (fazer caretas, piscar, sorrir, cara triste, de choro, de susto) para serem reproduzidas pelas crianças;
· Ensinar as crianças pequenas canções, versinhos infantis, com palavras conhecidas e gestos referentes para estimular o ritmo da expressão verbal e gestual;
· Vendar os olhos das crianças para que reconheçam objetos, sapatos, etc.;
· Descrever características das roupas, comprimento, cor, tecido, textura, etc., bem como dos demais objetos da arara de fantasia;
· Propiciar momentos de escolhas de fantasias de forma livre;
· Utilizar livremente os instrumentos musicais ou seguindo um ritmo, palmas;
· Dançar livremente ao som de músicas;
· Brincadeiras e jogos cantados;
· Ouvir, imitar, explorar e produzir sons com o próprio corpo e materiais sonoros diversos.
OBJETIVOS:
· Proporcionar às nossas crianças vivência que estimulem a discussão e a formação de regras com os colegas;
· Proporcionar situações para que a criança se expresse a partir de seu esquema corporal;
· Ampliar o diálogo da criança com o grupo, envolvendo a linguagem dos brinquedos;
· Estimular o movimento e a expressividade do corpo através das brincadeiras;
· Desenvolver a capacidade de observação, coragem, iniciativa, sociabilidade, disciplina, capacidade criativa e enriquecimento dos valores intelectuais e morais;
· Desenvolver a empatia entre os grupos para ampliar as relações sociais;
· Possibilitar à criança condições para que ela possa construir uma autoestima positiva, além de aprender a respeitar a si mesmo, o outro e o meio em que vive;
· Proporcionar o manuseio de brinquedos que contribuam na ampliação do conhecimento de cores, formas e tamanhos;
· Organizar a sala ao terminar as brincadeiras.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
· Brincadeiras diversas na casa;
· Brincar de salão de beleza;
· Distribuir brinquedos tais como animais, utensílios domésticos, para serem organizados de acordo com o conjunto ao qual pertencem;
· Realizar, com jogos de encaixe, atividades de construção, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora;
· Trabalhar com blocos lógicos para desenvolver noções de forma, tamanho, cor e espessura;
· Trabalhar com jogos de regras, tais como: memória, dominó, bingo de letras, números, para proporcionar a socialização, o desenvolvimento de conceitos sociais e também o respeito e a coordenação;
· Pinos-cores, tamanho, forma;
· Quebra cabeça.
OBJETIVOS:
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
· Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
· Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
· Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
· Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
· Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
· Batata quente;
· Pare a bola, corrida de sacos;
· Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
· Saltar com a bola no joelho;
· Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
· Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
· Músicas com as partes do corpo;
· Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
· Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
· Ginástica historiada;
· Dar cambalhotas em colchonetes.
OBJETIVOS:
· Estimular a percepção visual e auditiva;
· Desenvolver a concentração e atenção;
· Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
· Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
· Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
· Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
· Emitir e identificar sons.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
· Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
· Assistir a diferentes desenhos animados;
· Dançar acompanhando o filme;
· Conversar sobre o filme;
· Ensinar a organizar o ambiente;
· Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
· Construir a sequência dos fatos;
· Enumerar os personagens;
· Destacar personagem principal;
· Cantar acompanhando as músicas.
Luciane Rosa de Oliveira Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário