Nossos Visitantes On Line

domingo, 9 de outubro de 2011

Trabalho por Espaços

Trabalho por Espaços 
 CEMEI Vereador Daniel Borges II (Vila Isa)

          A elaboração de atividades pelas professoras em Estudos Coletivos, valorizando cada ambiente como espaço de construção e aprendizagem foi o detonador desta proposta de Trabalho por Espaço. Aliado a isso, consideramos, ainda, alguns materiais e ideias oferecidos por alguns professores dessa Instituição.

TANQUE DE AREIA


OBJETIVOS:

·        Desenvolver a coordenação motora, facilitando a aquisição do equilíbrio;
·        Conhecer diferentes tipos de solo;
·        Desenvolver o tato (consistência, textura, umidade, peso);
·        Desenvolver noções de quantidade e estabelecer conceitos: dentro/fora, cheio/vazio, leve/pesado;
·        Desenvolver a criatividade, através da compactação da areia em potes, baldes, carrinhos, etc.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar diferentes materiais para manuseio da areia pelas crianças (baldes, pazinhas, peneirinhas, vasilhas, bichinhos);
·        Fazer bolinhos de areia utilizando copinhos;
·        Fazer castelo de areia molhada;
·        Encher potes de diferentes tamanhos, passando a areia de um para o outro;
·        Colocar areia num funil, observando sua descida;
·        Encher saquinhos de areia, amarrá-los e realizar lançamentos, jogar para cima e pegar antes que toque o chão, andar equilibrando-os na cabeça, nas costas, nos ombros;
·        Esconder objetos na areia para procurarem;
·        Trabalhar partes do corpo cobrindo-os com areia;
·        Confecção de murais coletivos, com pintura, colagem, desenho – livres ou retratando alguma data, história, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenhar na areia.

          NO CEMEI DO VILA ISA NÃO HAVIA ESSE ESPAÇO. AQUI ESTÁ NOSSO "SEVERINO" FÁBIO CONSTRUINDO O MESMO. MÃOS À OBRA FÁBIO? SEM MOLEZA... RÁPIDO, AS CRIANÇAS ESTÃO ESPERANDO... RSRSRSRS





OBJETIVOS:

·        Desenvolver o senso artístico e inventivo;
·        Desenvolver o hábito de observação;
·        Desenvolver a imaginação e criatividade;
·        Canalizar excessos de energia, favorecendo a descarga emocional;
·        Reconhecer e descobrir as cores através de experimentações;
·        Desenvolver a coordenação motora, a percepção espacial e visual, atenção e concentração;
·        Desenvolver o senso de direção e posição (lateralidade);
·        Experimentar diferentes texturas;
·        Desenvolver a organização lógica, a associação de ideias e formas;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
·        Formar conceitos matemáticos;
·        Despertar o interesse por sua produção, pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
·        Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio em contato com diversas formas de expressão artística;
·        Pintar e colorir respeitando os espaços e limites;
·        Coordenar movimentos dos pequenos músculos das mãos;
·        Discriminar, identificar formas e cores.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc. e, variando suportes gráficos como jornal, papel, papelão, caixa, madeira, panos, etc.;
·        Explorar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas, com giz no papel, com caneta sem tinta no papel sobre isopor (punção);
·        Pintura sobre moldes vazados ou não, utilizando pedaços de espuma;
·        Técnicas diversas de pintura, desenho, rasgadura, recorte, colagem, produção artística;
·        Confecção de murai coletivos, com pintura, colagem, desenhos – livre ou retratando alguma data histórica, projeto;
·        Construção de brinquedos, animais, etc. utilizando sucatas;
·        Desenho livre;
·        Modelagem (massinha ou argila);
·        Dobraduras.





BANHO







REFEITÓRIO


OBJETIVOS:

·         Reconhecer objetos do ambiente, seus nomes, uso e funções;
·         Valorizar o alimento consumido;
·         Favorecer a experimentação de diversos tipos de alimentos (degustação);
·         Oportunizar momentos para desenvolver a autonomia;
·         Identificar alimentos e ingredientes das receitas consumidas;
·         Proporcionar momentos para o desenvolvimento de bons hábitos;
·             Desenvolver a percepção de sabores, como: frutas ácidas, amargas, doces; alimentos salgados, condimentos, etc;
·         Desenvolver a sensibilidade térmica: discernir morno, quente, frio, gelado;
·         Desenvolver a percepção de cheiros, através de odores agradáveis ou não;
·         Desenvolver a organização espacial.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·             Conversar sempre sobre a importância da higiene (lavar as mãos, os alimentos crus.);
·             Cantar para estimular e preparar para o momento da alimentação;
·             Fazer oração de agradecimento antes das refeições para estimular a valorização dos alimentos que recebemos;
·             Proporcionar momentos nos quais as crianças possam nomear os alimentos, descrevendo suas características, bem como conhecer outros que ainda não lhes são familiares;
·             Priorizar um momento após a refeição para observar o local utilizado, fazendo a limpeza necessária e possível;
·             Orientar constantemente as crianças como devem se comportar no refeitório, como utilizar talher, prato, caneca, como mastigar o alimento.



ERA UMA VEZ...


ESCOVÓDROMO


OBJETIVOS:

·             Desenvolver hábitos de higiene;
·             Conhecer a importância dos dentes e a necessidade de mantê-los sempre limpos e cuidados;
·             Aprender a forma correta da escovação;
·             Utilizar, lavar e guardar os pertences utilizados na escovação;
·             Respeitar a vez do colega, esperar a sua vez;
·             Orientar sobre o uso correto das torneiras, usarem corretamente a água para não faltar.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Promover momentos para enfatizar a importância de lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes após as mesmas;
·        Estimular a escovação através de músicas;
·        Priorizar momentos de orientação de como escovar os dentes da forma correta;
·        Orientar as crianças sobre como devem utilizar o creme e a escova dental, sabonete, toalha, água, torneira (o abrir e fechar).




OBJETIVOS:

·        Desenvolver oralidade e vocabulário;
·        Promover situações que promovam a manifestação de sentimentos;
·        Desenvolver diversos tipos de expressão: gestual, oral, musical;
·        Proporcionar momentos de descontração, de troca, de partilha, brincadeiras em grupo;
·        Desenvolver a criatividade e a imaginação, através do uso das fantasias;
·        Identificar diferentes personagens e representá-los, usando máscaras, fantasias e fantoches;
·        Estimular o movimento e a expressividade do corpo através dos jogos dramáticos;
·        Desenvolver o hábito de observação e autocrítica;
·        Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro e sua criação;
·        Incentivar e enriquecer experiências com teatro e apresentações artísticas;
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·        Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·        Produzir sons com o próprio corpo.




SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Após cada história contada pedir às crianças que se caracterizem de acordo com cada personagem, ou outro de sua preferência;
·        Preparar com as crianças o figurino de uma determinada história para ser usado na dramatização da mesma;
·        Brincadeiras com músicas;
·        Dramatização do cotidiano da família;
·        Usar expressões fisionômicas (fazer caretas, piscar, sorrir, cara triste, de choro, de susto) para serem reproduzidas pelas crianças;
·        Ensinar as crianças pequenas canções, versinhos infantis, com palavras conhecidas e gestos referentes para estimular o ritmo da expressão verbal e gestual;
·        Vendar os olhos das crianças para que reconheçam objetos, sapatos, etc.;
·        Descrever características das roupas, comprimento, cor, tecido, textura, etc., bem como dos demais objetos da arara de fantasia;
·        Propiciar momentos de escolhas de fantasias de forma livre;
·        Utilizar livremente os instrumentos musicais ou seguindo um ritmo, palmas;
·        Dançar livremente ao som de músicas;
·        Brincadeiras e jogos cantados;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons com o próprio corpo e materiais sonoros diversos.








OBJETIVOS:

·        Proporcionar às nossas crianças vivência que estimulem a discussão e a formação de regras com os colegas;
·        Proporcionar situações para que a criança se expresse a partir de seu esquema corporal;
·        Ampliar o diálogo da criança com o grupo, envolvendo a linguagem dos brinquedos;
·        Estimular o movimento e a expressividade do corpo através das brincadeiras;
·        Desenvolver a capacidade de observação, coragem, iniciativa, sociabilidade, disciplina, capacidade criativa e enriquecimento dos valores intelectuais e morais;
·        Desenvolver a empatia entre os grupos para ampliar as relações sociais;
·        Possibilitar à criança condições para que ela possa construir uma autoestima positiva, além de aprender a respeitar a si mesmo, o outro e o meio em que vive;
·        Proporcionar o manuseio de brinquedos que contribuam na ampliação do conhecimento de cores, formas e tamanhos;
·        Organizar a sala ao terminar as brincadeiras.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
·        Brincadeiras diversas na casa;
·        Brincar de salão de beleza;
·        Distribuir brinquedos tais como animais, utensílios domésticos, para serem organizados de acordo com o conjunto ao qual pertencem;
·        Realizar, com jogos de encaixe, atividades de construção, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora;
·        Trabalhar com blocos lógicos para desenvolver noções de forma, tamanho, cor e espessura;
·        Trabalhar com jogos de regras, tais como: memória, dominó, bingo de letras, números, para proporcionar a socialização, o desenvolvimento de conceitos sociais e também o respeito e a coordenação;
·        Pinos-cores, tamanho, forma;
·        Quebra cabeça.













OBJETIVOS:

·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, apropriado-se progressivamente da imagem global dele, conhecendo e identificando seus segmentos, elementos e desenvolvendo, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas situações de interação;
·        Deslocar-se com destrezas progressivas no espaço, ao andar, correr, pular, etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·        Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio de objetos diversos;
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos;
·        Explorar diferentes dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
·        Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças, etc.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Atividades com cordas: pular corda, corda cavalinho, lançamento de corda, balanço de corda – 2 a2, andar sobre a corda (equilíbrio), salto em altura;
·        Atividades com a bandinha de música;
Atividades com arcos e bolas de meia: jogar bola sem sair do arco para o outro colega, pular fora do arco – pega a bola; pular para dentro do arco e joga a bola;
·        Rolando a bola: rolar a bola com o pé, joelho, mão; fazer ponte: passar a bola por baixo;
·        Batata quente;
·        Pare a bola, corrida de sacos;
·        Quicar a bola livremente, lançando para o colega ou na parede ou cesta de basquete;
·        Saltar com a bola no joelho;
·        Atividades com latas ou caixas: andar entre elas, com elas na cabeça, nas costas, saltá-las, trabalhar ritmos com elas;
·        Piques: bola, esconde-esconde, alto, pega;
·        Músicas com as partes do corpo;
·        Exercícios com bastões (cabos de vassoura): pular e fazer movimentos segurando os bastões, saltá-los com um pé, com dois, etc.;
·        Circuitos utilizando figuras geométricas, pneus, bastões, bancos, etc.;
·        Ginástica historiada;
·        Dar cambalhotas em colchonetes.






OBJETIVOS:

·        Estimular a percepção visual e auditiva;
·        Desenvolver a concentração e atenção;
·        Incentivar diferentes movimentos através das coreografias assistidas;
·        Estimular a fantasia, propiciando momentos de faz-de-conta;
·        Desenvolver o respeito aos colegas e atitudes de boa convivência;
·        Analisar imagens desvendando-as e interpretando;
·        Emitir e identificar sons.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

·        Utilizar DVDs com músicas e coreografias diversas;
·        Assistir a diferentes desenhos animados;
·        Dançar acompanhando o filme;
·        Conversar sobre o filme;
·        Ensinar a organizar o ambiente;
·        Ouvir, imitar, explorar e produzir sons e gestos;
·        Construir a sequência dos fatos;
·        Enumerar os personagens;
·        Destacar personagem principal;
·        Cantar acompanhando as músicas.




  Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...