Espaços que Educam
na Educação Infantil
Crianças com Necessidades Educativas Especiais (PNEE)
Vivemos no Brasil a transição entre Integração e Inclusão. A Integração é um momento importante, que está possibilitando o surgimento das ideias inclusivas.
Segundo a Multieducação (1996), a criança tem necessidades educativas especiais quando apresenta dificuldades maiores que o restante das crianças de sua idade para aprender o que está previsto no currículo, precisando assim de caminhos alternativos para aprender. Não pretendemos negar a deficiência, mas mudar o foco do nosso olhar daquilo que é insuficiência, para o que é possibilidade.
Ter uma atitude de acolhida, perceber que esta criança tem deficiências, mas também tem muitas eficiência. Ela pode fazer muitas coisas, mesmo que seja de um jeito diferente. Quantas coisas realizamos de forma diferente dos outros, mas que tem a mesma finalidade?
Esse olhar fará toda a diferença na vida da criança colocada em suas mãos de educadores. Veja as conquistas de uma criança com Síndrome de Down, onde lhe foi oferecido as mesmas condições de desenvolvimento que seus colegas, porém com algumas adaptações feitas através da percepção das professoras levando em conta algumas de suas dificuldades de habilidades cognitivas e desenvolvimento físico, mas sem prejudicar o resultado final que é a capacidade de ela construir.
NA SALA DE JOGOS
ELE VIU O COLEGA FAZENDO E QUIS FAZER TAMBÉM
A PROFESSORA O AJUDOU A SEPARAR AS PEÇAS E ELE FOI COLOCANDO UMA A UMA NAS CORES CERTINHAS.
A ORDEM DAS CORES FOI POR ESCOLHA DELE
É VISÍVEL A SATISFAÇÃO DELE
POR TER CONSEGUIDO...
A PROFESSORA DELVANA FICOU ORGULHOSA.
NA VARANDA DAS ARTES
ELE QUIS MODELAR SUA FAMÍLIA:
A PROFESSORA ALESSANDRA AJUDOU...
E O RESULTADO FOI:
O BEBÊ, A MAMÃE, ELE E O PAPAI.
NO ESPAÇO ERA UMA VEZ
A professora Alessandra Fidelis está trabalhando o livro "Aurora, a Lagarta Curiosa", Autora: Cynthia Amaral com a turminha 5 anos "F". Eles fizeram um trabalho de colagem construindo a árvore de Aurora. Veja o orgulho dele em ter conseguido:
OBSERVE O DETALHE DA AURORA NA ÁRVORE. ELA É ESSE PEDACINHO DE LÃ COLADO ENTRE AS BOLINHAS DE PAPEL.
"A DEFICIÊNCIA NÃO É SÓ IMPOSSIBILIDADE, MAS TAMBÉM É FORÇA. NESTA VERDADE PSICOLÓGICA SE ENCONTRA O INÍCIO E O FIM DA EDUCAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA."
(VYGOTSKY, APUD MULTIEDUCAÇÃO, 1996, P. 195)
Luciane Rosa de Oliveira Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário