Trabalho por Espaços na Educação Infantil
DA HISTÓRIA PARA A PRÁTICA
(A Galinha Ruiva)
Fazendo o bolo: a partir de uma história tradicional (A Galinha Ruiva) que fala de cooperação, divisão de tarefas e divisão dos benefícios obtidos, dá para refletir muito... Se todos ajudam, todos têm direito. Será que essa mensagem ficou para as crianças? Não sei, mas com certeza a ação de fazer o bolo, de cada um ajudar colocando o ingrediente e de todos dividirem a gostosura do bolo, ficou no estômago e na consciência... Só cooperando é que aprendemos o que é cooperação.
Esse bolo é um "bolo da vida", de coisas boas que recordamos quando sentamos á mesa da casa para conversar e bater uma massa. Esperar assar e se deliciar nesse momento. Acredito que a Professora Alexsandra Patrícia não estava dando “Aula de Culinária” (como já ouvi de alguns “adultos”), mas fazendo o bolo da vida...
Outros conteúdos/ingredientes do bolo: o conhecimento natural sobre os ingredientes (cor, textura, cheiro, sabor), a observação das misturas feitas, como foi ficando a massa a cada mistura, a transformação (fenômeno químico) da massa crua / assada. A matemática presente nas medidas (xícara, colher, quilo), na contagem dos ingredientes, no tempo de espera, na sequência do que misturaram, nos pedaços (um para cada um / dividir para repetir). A linguagem oral e escrita (a história e a receita) passeando nesta massa...
Os “saberes” da gente vão se misturando como numa massa, que a princípio parece ser heterogênea, mas que produz um resultado, a soma de todos os ingredientes, dando a impressão de homogeneidade... Não é uma “massa” só, mas o resultado da história de cada um, do envolvimento de cada um de nós neste espaço único: nossa sala / espaços que educam.
Luciane Rosa de Oliveira Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário