Nossos Visitantes On Line

sábado, 16 de abril de 2011

Dia do Descobrimento do Brasil


22 de Abril: Dia do Descobrimento do Brasil!!!


          Nessa aventura, conta-se que o intuito era traçar uma nova rota para as Índias, cujo acesso estava impossibilitado pelo "fechamento" do mar Mediterrâneo realizado pelos árabes. Há controvérsias sobre a versão de que os portugueses tenham chegado aqui por acaso, já que possuíam razoável conhecimento técnico, mas isso é uma outra história.


          A jornada foi repleta de ação e de terríveis naufrágios, combates marítimos e terrestres, encontro com povos e terras desconhecidas e inúmeros outros episódios dramáticos. Homens de carne e osso, com desejos e temores, com anseios e expectativas, premidos pela fome e pela sede, lutando por glória e por dinheiro - nossa capacidade de nos identificarmos com aqueles marinheiros, soldados e capitães aumenta enormemente.


          No dia 22 de abril, após 44 dias de uma longa viagem, foi avistada terra: um monte, que ficou conhecido como Monte Pascoal, já que estavam em época de Páscoa. Ali mesmo, no sul da Bahia, o Brasil foi batizado de Ilha de Vera Cruz, e os colonizadores tiveram os primeiros contatos com os nativos (denominados, erroneamente, "índios", já que se acreditava que aquela terra fosse a Índia).


          Para notificar o rei português Dom Manuel, o escrivão da frota de Cabrall, Pero Vaz de Caminha, escreve um documento de 7 páginas; o primeiro documento da história do Brasil. A Carta de Pero Vaz de Caminha, por sua beleza textual, foi encaixada na escola literária quinhentista.
          A designação Ilha de Vera Cruz não "pegou": os marujos preferiam chamá-la de "Terra dos Papagaios". Esse nome mudaria para Brasil, não só pela abundância da árvore de mesmo nome, mas também em função da antiga e lendária "Ilha Brasil".


          Assim, graças à poderosa frota naval portuguesa, estava descoberto o país destinado a ser a maior nação católica da Terra: o Brasil.

Fonte: Educaterra


ATIVIDADES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL!

VISEIRA:



ATIVIDADES PARA COLORIR:








DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO:


CARAVELA



MOLDE


Encontrei no Blog Baú de Ideias da Ivanise Meyer.

UMA LINDA GRAVATINHA
PARA QUEM AMA O
BRASIL!!!



PURA EMOÇÃO — MOMENTO POESIA!


OBS.: clique na figura para ver seu tamanho ampliado, somente depois salve em seu computador.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...