Nossos Visitantes On Line

sábado, 16 de abril de 2011

Dia do Índio


DIA DO ÍNDIO — 19 DE ABRIL


     O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.


  
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO?

    
      Sim, pois não adianta somente lembrar-se dos índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.

     Quer saber por que esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.




Como vivem os índios?
· Quando observamos uma aldeia indígena na televisão ou em revistas podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!

· Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é uma espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.

· A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.

· As casas são construídas com uma mistura de barro e sua estrutura é sustentada por pedaços de madeira. Para fazer os telhados, os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.

· Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.


Onde estão os índios brasileiros?

Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígena está mesmo é na Amazônia.


Como é a língua indígena?


     Você acha que os índios falam outra língua? Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani. Querem conhecer algumas? Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará... Muitas, não? E pode ter certeza que há muito mais!

SUAS ARMAS

Armas


     Os índios sempre foram valentes! Eles utilizam vários tipos de armas, confeccionadas pelos homens da tribo e que não tem apenas a finalidade de guerrear, mas também são utilizadas para a caça. As armas indígenas são bem diferentes das que conhecemos, pois não utilizam metais e sim materiais disponíveis na natureza, como madeira, ossos e principalmente pedras. Vamos conhecer algumas armas indígenas?

ARCO E FLECHA: É a principal arma dos índios. Devido à sua cultura, as atividades de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

BORDUNA: Esta é uma arma importante para a guerra e só é usada nessas ocasiões, sendo muito diferente do arco e flecha que tem utilização diária. A borduna é uma arma muito simples: um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto.

LANÇA: A lança é uma arma menos utilizada e tem também a função específica na caça e pesca. Existem lanças de uso a pé ou a cavalo.



Utensílios Domésticos


     Existem algumas coisas que utilizamos em nosso cotidiano que nem damos mais muita importância, não é mesmo? Um colar, um pente ou mesmo uma vasilha para colocar o arroz. Quem se lembra desses utensílios com frequência e guarda como se fossem os únicos?

     Pois os índios confeccionam todos esses objetos e dão muito valor a eles. Os índios acreditam que não são eles que produzem esses utensílios, mas uma força superior, que "comanda" as mãos deles durante a confecção. Assim eles dão muito valor a tudo que fazem, principalmente o que é usado nos rituais.

     Veja quantos utensílios diferentes os índios produzem:
     Cerâmicas feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca, para armazenar produtos e cozinhar os alimentos.
     Ferramentas como machados, feitos em pedras que servem para a derrubada do mato.
     Adornos, feitos com dentes, penas e unhas de animais ou com rodelas de casca de caramujos.





IDEIA LEGAL: pegue papel madeira e faça dois círculos; divida um ao meio; pinte com guache preto para fazer o cabelo do índio e a outra parte do corpo; faça olhinhos, boquinhas... Deixe o índio completo. Aproveite para trabalhar geometria e os sentidos. Boa aula para o Dia do Índio.



ATIVIDADES PARA COLORIR:







ARTES:






COORDENAÇÃO MOTORA:




QUEBRANDO A CUCA!






ATIVIDADES MATEMÁTICAS:






HISTÓRIA GINASTICADA!



VAMOS CANTAR?!!!



TRABALHANDO O ALFABETO:



OBS.: clique na figura para ver seu tamanho ampliado, somente depois salve em seu computador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...