Nossos Visitantes On Line

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia do Trabalho

Dia do Trabalho

         O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.



O Principal Dia do Trabalho


          Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
          Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
          Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
          Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.



Dia do Trabalho no Brasil

          Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
          Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
          Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.




Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros, professores e agricultores.



PROJETO: AS PROFISSÕES

          Toda profissão tem seu lado prazeroso e também um outro lado que necessita de dedicação e empenho para que o resultado final seja plenamente satisfatório, a profissão de ser professor não é em nada diferente disso, ver uma criança se desenvolvendo em suas habilidades e capacidades é muito gratificante, sei que muitas coisas são difíceis e que a valorização da classe em termos financeiros com certeza deveria ser melhor, porém enquanto essa batalha não é ganha nossas crianças continuam precisando de uma boa educação, pois só assim poderão garantir o seu próprio futuro e também o futuro do país.

Quadro de Tarsila do Amaral, "Operários".

Justificativa:
          As profissões precisam ser valorizadas, pois delas depende a economia.

Objetivos:
           *Identificar profissões;
           *Relacionar profissões e seus devidos profissionais;
           *Valorizar os diversos tipos de profissões;
           *Conscientizar as crianças sobre a valorização e respeito em relação à todos os tipos de profissões;
           *Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.

Desenvolvimento:
           *Música;
           *Jogo da Memória;
           *Montagem de história;
           *Mensagem;
           *Brincando com Sucata;
           *Desenho livre;
           *Poesia;
           *Móbiles;
           *Brincadeiras dirigidas;
           *Recorte e Colagens, entre outros.

Culminância:
          Realização de um TEATRO ou DESFILE, destacando as profissões mais relacionadas à realidade das crianças.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES
 
Imitando as profissões:
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
• Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro ou papel.
• Pedir às crianças que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.

VAMOS CANTAR? Dê Asas aos gestos!!!

Passa, passa gavião, Todo mundo é bom! Todo mundo é bom!
A costureira faz assim, A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!

Passa, passa gavião, Todo mundo é bom! Todo mundo é bom!
O motorista faz assim, O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!

Passa, passa gavião, Todo mundo é bom! Todo mundo é bom!
A professora faz assim, A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando: cozinheira, secretária, médico, piloto, dentista, etc.)


DEDOCHES

          Dedoche das Profissões como lembrancinha para o Dia do Trabalho. Ótima ideia não é mesmo??? Faça em feltro, EVA ou papel. Aproveitem que tem moldes...
         Você pode confeccionar junto com as crianças e construirem histórias para serem contadas para os colegas. Imaginação é o que não irá faltar!
 






ADIVINHAS PARA BRINCAR
         
           Pode ser através de mímicas, ou perguntas (o que é, o que é). Cada Educador encontrará a melhor maneira de trabalhar com sua turminha.







HORA DA HISTÓRIA

          Gente vim postar as máscara da Cigarra e da Formiga, para deixar a sua aula ainda mais dinâmica. Ideia para o Dia do Trabalho. Clique para ampliar!!!
 










JOGO DA MEMÓRIA







Luciane Rosa de Oliveira Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

PARABÉNS ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO!

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VOCÊ DO MÊS DE OUTUBRO...

SELINHOS QUE NOSSO BLOG GANHOU!!!

VENCEMOS O TOP30 BRASIL DE MARÇO

EM ABRIL CONTINUAMOS ENTRE OS 20 DO TOP30 BRASIL!

MAIO FOI CEMEI NO TOPO. VOTEM PARA JUNHO SE REPETIR OK?!

CONTINUAMOS ENTRE OS 20 EM JUNHO...

EM JULHO, MESMO COM AS FÉRIAS NOS MANTIVEMOS ENTRE OS 20...